o que achas do nosso blog?

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Biografia de Teófilo Braga

Trabalho elaborado por:
Cláudio Barbeiro
Disciplina – Área de Projecto
Turma: A
Numero: 3


Joaquim Teófilo Braga nasceu em Ponta Delgada, a 24 de Fevereiro de 1843, filho de Joaquim Manuel Fernandes Braga, provavelmente bisneto de um dos "meninos de Palhavã", (os célebres três filhos bastardos do rei D. João V, cada um de sua mãe, que o monarca viria a perfilhar e educar) e de Maria José da Câmara e Albuquerque, da ilha de Santa Maria, também descendente das mais nobres linhagens portuguesas, que o genealogista Ferreira Serpa faz retroceder a D. Urraca do início da nacionalidade.
O pai de Teófilo, professor do liceu, enviuvou tinha o filho apenas três anos. Casará dois anos depois, em segundas núpcias, com uma senhora que tratava muito mal o pequeno Teófilo. Esta criança triste refugia-se na leitura e entra para uma oficina de tipógrafo para poder imprimir o seu primeiro livro de versas aos quinze anos. Foi escolhido para presidir ao primeiro Governo Provisório saído do 5 de Outubro de 1910 até à eleição do Dr. Manuel de Arriaga, tendo depois, por deliberação do Congresso, completado o mandato desde 29 de Maio de 1911 a 5 de Outubro de 1911.
Teófilo Braga completou o mandato de Manuel de Arriaga como Presidente da República entre 29 de Maio e 4 de Agosto de 1915. Teófilo era um homem extremamente simples, talvez demasiado. Desde que enviuvara passara a ser um misógino enfiado na sua biblioteca. Mesmo enquanto Presidente, qualquer lisboeta o podia ver proletariamente a andar de eléctrico, com o guarda-chuva no braço ou de bengala já sem ponteira. No seu testamento deixou expresso que queria um enterro civil, sem cerimónia. Morreu com 81 anos.



žMandato: 29 de Maio de 1915 até 5 de Agosto de 1915
žPrecedido por: Manuel de Arriaga
žSucedido por: Bernardino Machado
žNascimento: 24 de Fevereiro de 1843 Ponta Delgada, Portugal Falecimento: 28 de Janeiro de 1924 Lisboa, Portugal
žPrimeira-dama: Maria do Carmo Xavier Braga (falecida antes do mandato presidencial do marido)
žPartido: Partido Democrático
žProfissão: Político e escritor

Sem comentários:

Enviar um comentário