o que achas do nosso blog?

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Energias Renováveis

Trabalho realizado por:
José Ribeiro - nº6
Disciplina: Área de Projecto
Professor: Rui Silva

Introdução

}Vou gostar muito de fazer este trabalho porque vou ficar a saber mais informação sobre as Energias Renováveis e como são obtidas para que são utilizadas.
O que são as Energias Renováveis?

}A energia renovável é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursos não - renováveis.
}São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais.
}Quais são as Energias Renováveis?
}Biocombustível;
Biomassa;Energia Azul
;Energia Geotérmica;
Energia Hidráulica;
Energia Solar;
Energia Maremotriz;
Energia Eólica;
Energia Hidráulica
}A energia hidroeléctrica é a energia que se produz em barragens construídas em cursos de água (exemplo, a barragem do Alqueva).
}É encontrada sob a forma de energia cinética, sob diferenças de temperatura ou gradientes de salinidade e que pode ser aproveitada e utilizada. O potencial da energia acumulada nas cachoeiras pode ser convertido em electricidade. As centrais hidroeléctricas aproveitam a energia dos rios para funcionar uma turbina que move um gerador eléctrico.
Energia Solar

}A energia solar é aquela energia obtida pela luz do Sol, pode ser captada com painéis solares.
} É uma fonte de vida e de origem da maioria das outras formas de energia na Terra. A cada ano a radiação solar trazida para a terra leva energia equivalente a vários milhares de vezes a quantidade de energia consumida pela humanidade. Escolhendo uma boa radiação solar, esta pode ser transformada em outras formas de energia como calor ou electricidade usando painéis solares.
Biomassa
}A energia da biomassa é a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e eléctrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás, o bioálcool e o biodiesel. A formação de biomassa a partir de energia solar é realizada pelo processo denominada fotossíntese, pelas plantas que, por sua vez, está relacionada cadeia biológica.
}Através da fotossíntese, plantas que contêm clorofila transformam o dióxido de carbono e a água mineral a partir de produtos sem valor energético, em materiais orgânicos, por sua vez, servem de alimento para os outros seres vivos.
}A energia pode ser posteriormente transformada em calor, electricidade ou combustível a partir de plantas, liberando novamente o dióxido de carbono armazenado.
Energia do Hidrogénio

}A energia do hidrogénio é a energia que se obtém da combinação do hidrogénio com o oxigénio produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em electricidade.
}Existem alguns veículos que são movidos a hidrogénio.
Energia Eólica
}A energia eólica é a energia obtida pela acção do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes aéreas.
}A energia eólica tem sido utilizado desde a Antiguidade para mover os barcos movidos por velas ou operação de máquinas para movimentação das suas fábricas de pás. É uma espécie de energia verde.
}A energia eólica está associada com o movimento das massas de ar que movem a partir de zonas de alta pressão do ar para as zonas adjacentes de baixa pressão, com velocidades proporcionais a gradiente de pressão.
Energia Geotérmica

}A energia geotérmica é a energia do interior da Terra. A geotermia consiste no aproveitamento de águas quentes e vapores para a produção de electricidade e calor.
Energia Maremotriz

}A energia dos mares é a energia que se obtém a partir do movimento das ondas, a das marés ou da diferença de temperatura entre os níveis da água do mar. Ocorre devido à força gravitacional entre a Lua, a Terra e o Sol, que causam as marés, ou seja, a diferença de altura média dos mares de acordo com a posição relativa entre estes três astros. Esta diferença de altura pode ser explorada em locais estratégicos como os golfos, baías e estuários que utilizam turbinas hidráulicas na circulação natural da água, junto com os mecanismos de canalização e de depósito, para avançar sobre um eixo.

Energia Azul
É a energia obtida da diferença entre a concentração de sal entre a água do mar. A energia azul
}Energia azul, é considerada mais uma das novas energias que no futuro, quando se esgotarem as energias não - renováveis, nos trará energia.
Conclusão

}Gostei muito de fazer este trabalho, porque foi muito engraçado e fiquei a saber mais sobre energias renováveis, como são obtidas e como são importantes para o homem.

Sem comentários:

Enviar um comentário