o que achas do nosso blog?

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Migração

Trabalho elaborado por:Gonçalo Mantas
PROFESSOR:Rui Silva
Disciplina:Área de Projecto
Quanto ao espaço:
internas – Realizam-se de uma região para outra dentro do mesmo país.
Internacionais – Realizam-se de um país para outro.
Quanto à duração:
Temporárias – A permanência das pessoas fora da área de origem é apenas de algum tempo.
Definitivas – A população que migra fixa-se, de forma permanente, nas áreas de destino.
Quanto à forma:
Voluntárias – A deslocação é feita por iniciativa própria.
Forçadas – A deslocação é imposta, normalmente, por forças políticas.
Quanto à relação com o estado:
Legais – A Migração é feita com autorização dos países de chegada e origem.
Clandestinas – A migração é feita sem autorização dos países de chegada ou origem.

Êxodo Urbano - Desde os finais da década de 1990 que o custo e a qualidade de vida nas grandes cidades têm exercido uma forte influência de deslocalização da população dessas cidades para zonas do interior e/ou rurais. A par destas contrariedades, a extensão da banda larga por todo o território tem permitido a profissionais independentes e a teletrabalhadores esta deslocalização para as regiões de "baixa densidade".
Êxodo Rural - Êxodo rural é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos. Este fenómeno deu-se em grandes proporções no Brasil, nos séculos XIX e XX e foi sempre acompanhado pela miséria de milhões de recitantes e sua morte aos milhares, de fome, de sede e de doenças ligadas à subnutrição.

CAUSAS DAS MIGRAÇÕES:
Os motivos que levam os migrantes a deslocarem-se pode
ser de ordem natural, económica, política, religiosa, étnica, etc.
Naturais – a ocorrência de catástrofes naturais como sismos, vulcões, inundações ou secas prolongadas podem ser um factor de abandono de determinadas áreas provocando movimentos migratórios.

Económicas - os maiores contingentes migratórios devem-se essencialmente a razões de ordem económica. A forte pressão demográfica que se faz sentir particularmente na áreas de menor desenvolvimento conduz a taxas de desemprego elevadas e trabalhos mal remunerados.

Políticas - a inexistência de liberdade e a repressão de alguns regimes políticos podem provocar a migração de pessoas para as áreas onde a democracia e as liberdades fundamentai sejam respeitadas.
Religiosas - há áreas onde a perseguição religiosa é uma realidade, provocando grandes movimentos migratórios .
Étnicas - as rivalidades étnicas são outras das causas do movimento de populações pois são frequentemente expulsas dos locais onde habitam.

Sem comentários:

Enviar um comentário