Papel reciclado
O papel é um material de suporte da informação escrita que gera fortes impactos negativos nomeadamente a nível da produção e ambiente.
§Embora a matéria-prima do papel seja renovável, a madeira das árvores, a produção desta matéria leva à produção excessiva de espécies como o eucalipto em Portugal, e diversas outras no resto da Europa isto leva ao desaparecimento da fauna e da flora nativas.
§Este desastre “ecológico” é encoberto por interesses económicos e pela falta de interesse da generalidade dos cidadãos que ignoram esta situação.
O que fazer para combater esta situação?
§Em primeiro devemos REDUZIR a quantidade de papel utilizado; evitando gastos inúteis, em segundo devemos REUTILIZAR, devemos utilizar os produtos de papel e o cartão tantas vezes quanto possível.
§Para começar devemos separar o papel usado como por exemplo, jornais, revistas, cartão, etc. … Devemos ter o cuidado e não misturar materiais não recicláveis como o papel sujo (papel higiénico, lenços), papel plastificado, ou especiais (como o papel vegetal, químico…) e pacotes (leite, sumos, cigarros…
Quais as vantagens desta reciclagem?
§A reciclagem de papel reduz a quantidade de resíduos sólidos urbanos, evita uma excessiva utilização dos recursos naturais, madeira e a água, e possibilita também reduzir o consumo de energia.
Para além de todas as vantagens ambientais do uso de papel reciclado também temos a vantagem de em termos oftalmológicos o uso de papel reciclado exige um menor esforço do globo ocular durante a leitura devido à ausência de reflexo.
Algumas curiosidades sobre o papel reciclado?
§Para fabricar uma tonelada de papel novo é preciso 10 a 20 árvores, 10 mil litros de água e 5 Mw.hora de energia, enquanto que para produzir uma tonelada de papel reciclado apenas é preciso uma tonelada e meia de papel velho, dois mil litros de água e 2,5 Mw.hora de energia.De acordo com o Departamento de Conservação de Energia dos EUA, a queima de papel produz 8.000 libras enquanto a reciclagem recupera apenas 2.000 libras. Isto significa que, para que os processos se equilibrem, o papel teria que ser recuperado como polpa pelo menos 4 vezes, o que é difícil, já que a qualidade da fibra fica comprometida com a sucessão de reprocessamentos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário