o que achas do nosso blog?

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Actividades Económicas

Trabalho realizado por:
José Ribeiro nº6
Professor: Rui Silva
Disciplina: Área de Projecto

Introdução
Vou gostar muito de fazer este trabalho porque ficar sobre Actividades Económicas e os vários sectores que engloba como por exemplo o sector primário, o sector secundário e sobre o sector terciário.

Sectores da Actividade Económica
A economia de um país pode ser dividida em sectores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados.
Estes sectores económicos podem mostrar o grau de desenvolvimento económico de um país ou região.

Sector Primário
Estas são algumas das profissões do Sector Primário:
Agricultura;
Pecuária;
Extrativismo vegetal;
Caça;
Pesca;
Mineração;

Sector primário é o conjunto de actividades económicas que produzem matéria-prima. Isto implica geralmente a transformação de recursos naturais em produtos primários.
Muitos produtos do sector primário são considerados como matérias-primas levadas para outras indústrias, a fim de se transformarem em produtos industrializados.

Sector Secundário
O sector secundário é o sector da economia que transforma produtos naturais produzidos pelo sector primário em produtos de consumo, ou em máquinas industriais.
Este é o sector da economia; todos os produtos que são produzidos no sector primário são agora transformados em produtos de consumo com a ajuda de máquinas.

Estas são algumas das profissões do Sector Secundário:
Construtor Civil;
Empregados das Fabricas;
Pedreiro;
Electricista;
Carpinteiro;
Indústria;

Sector Terciário
É aquele onde se envolve a comercialização dos produtos em geral que são transformados no primeiro sector e produzidos no segundo. Temos como exemplo de actividade económica.

Estas são algumas das profissões do Sector Terciário:
Professor;
Médico;
Gestor;
Bolsista;
Comerciante;

Como podemos verificar, o sector terciário é aquele que contém muito mais profissões. É nele que estão os médicos, os professores, os empregados de balcão, etc.

População Activa
A população activa inclui todas as pessoas que se encontram na situação de empregadas, ou seja, têm trabalho.
A população activa representa um indicador da força de trabalho de uma determinada economia num determinado momento.

População Inactiva
População Inactiva:
Conjunto de indivíduos, qualquer que seja a sua idade que não são considerados economicamente activos, isto é, não estão empregados nem desempregados.

Conclusão
Gostei muito de fazer este trabalho porque fiquei a saber mais sobre as Actividades Económicas e também sobre os seus sectores, o sector primário, sector secundário e o sector terciário.

1 comentário: