o que achas do nosso blog?

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Actividades economicas

Trabalho realizado por: Luís Moncaixa nº8
Disciplina: Área de Projecto
Professor: Rui Silva

Introdução

Neste trabalho vou falar sobre as actividades económicas.
Espero ficar a saber mais sobre os respectivos sectores e sobre a população activa e inactiva.


O que são Actividades Económicas

O conceito de sectores da actividade económica corresponde a uma divisão artificial das actividades económicas de cada país, de acordo com a essência da tarefa em questão. Estarão no mesmo sector instituições que produzam bens ou prestem serviços de uma mesma classe, isto é, que apresentem entre si um certo número de similitudes. De facto, quanto maior for a população activa a trabalhar no sector primário, mais atrasado economicamente deverá ser o país. Em Portugal, essa tem sido a tendência já desde há vários anos. As actividades económicas estão divididas em 3 sectores: Sector primário, Sector Secundário, Sector Terciário.



Sector Primário

O sector primário e o conjunto de actividades económicas que produzem matérias-primas. Alguns dos produtos do sector primário são levados para industrias que depois são transformados em produtos industrializados. O sector primário esta divididos em 6 actividades económicas:
Agricultura
Pecuária
Extrativismo vegetal
Caça
Pesca
Mineração


Sector Secundário

O sector secundário é o sector da economia que transforma produtos naturais produzidos pelo sector primário em produtos de consumo, ou em máquinas industriais que podem servir para outros estabelecimentos do sector secundário. Este sector tem 6 actividades:
Construção civil
Obras publicas
Fornecimento de gás
Indústria
Carpinteiro
Pedreiro
Electricista


Sector Terciário


Sector terciário – Engloba o comércio e os serviços e inclui actividades que não produzem bens mas prestam serviços. O sector Terciário tem 6 actividades:
- Saúde
-Educação
-Banca
-Seguros
-Transportes
-Turismo

População activa

Conjunto de indivíduos que exerce uma profissão remunerada ou que se encontra desempregada, com idade igual ou superior a 18 anos. São consideradas empregadas todas as pessoas que desempenham qualquer função remunerada ou que apesar de terem emprego estão ausentes por motivos de doença, greve ou férias; são considerados desempregados as pessoas que não estão empregadas mas que estão activamente à procura de emprego ou à espera de regressar ao trabalho.

População inactiva: conjunto de indivíduos, qualquer que seja a sua idade, que, no período de referência, não podem ser considerados economicamente activos, isto é, não estão empregados nem desempregados, nem a cumprir o serviço militar obrigatório.

Conclusão
Neste trabalho fiquei a saber mais sobre os sectores Primários , Secundários e Terciários, a população activa e inactiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário