o que achas do nosso blog?

segunda-feira, 19 de abril de 2010

As migrações

As Migrações

Trabalho elaborado por:
Luís Moncaixa nº8
Disciplina: Geografia
Professor: Rui Silva


Tipos de migrações

¡Quanto ao espaço: Quanto ao Controlo:
Migração interna Legais
Migração externa Clandestinas
¡Quanto a Duração:
Definitivas
Temporárias
¡Quanto a Forma:
Voluntária
Forçadas


Migração interna

Êxodo rural - Êxodo rural é o termo pelo qual se designa o abandono do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos.



Êxodo urbano - Desde os finais da década de 1990 que o custo e a qualidade de vida nas grandes cidades têm exercido uma forte influência de deslocalização da população dessas cidades para zonas do interior ou rurais. A par destas contrariedades, a extensão da banda larga por todo o território tem permitido a profissionais independentes e a teletrabalhadores esta deslocalização para as regiões de baixa densidade.


Migração Externa

Migrações intercontinentais – São as migrações que se realizam entre continentes diferentes.

Migrações intracontinentais – São as migrações que se realizam dentro de um continente.


Migrações Definitivas e Temporárias

Migrações Definitivas - Quando os migrantes pensam fixar-se definitivamente nas áreas de destino, ainda que possam regressar à origem passados muitos anos, mais aproximadamente 3 anos.



Migrações Temporárias - quando os migrantes apenas permanecem algum tempo no local de destino, regressando depois às áreas de partida. Tal sucede, por exemplo, com os muitos milhões de pessoas que anualmente procuram áreas de lazer para passar as suas férias, dando origem às chamadas migrações turísticas.
Quando as migrações temporárias se efectuam apenas em determinadas épocas do ano, ou seja, quando têm uma certa periodicidade no tempo designam-se por migrações sazonais.


Migrações Voluntárias

O acto migratório envolve ou a necessidade de mobilizar-se em função da sobrevivência (defesa da própria vida, liberdade, possibilidades económicas, causas ecológicas) ou bem a vontade de deslocar-se para melhoria das condições de vida (em busca de poder, riquezas, conhecimentos ou realização pessoal). Embora em muitos casos esta diferenciação seja difícil de se estabelecer, devido às múltiplas circunstâncias e motivações que envolvem a decisão de emigrar, em geral fala-se de migrações forçadas e voluntárias. Migrações forçadas e migrações voluntárias.



Migrações Clandestinas

A imigração clandestina é o acto ou efeito de imigrar ilegalmente, ou seja, neste caso, sem a autorização dos governantes para onde se deseja imigrar.O país que mais sofre com este tipo de Imigração é sem dúvida os Estados Unidos da América onde imigrantes arriscam a vida pelo longo e perigoso deserto do Texas e tentam atravessar pela fronteira para morar principalmente na Califórnia, Florida e Texas além de ter também considerável concentração de imigrantes ilegais nos estados do Alabama.Outra forma de atravessar ilegalmente é via mar, de onde saem balsas precárias quando referido à segurança principalmente de Cuba, do Haiti e da República Dominicana.


Consequências das migrações


Áreas de partida:

Consequências demográficas:


Diminuição da população absoluta.Diminuição da pressão demográfica.Aumento do envelhecimento da população.Diminuição da taxa de natalidade.Diminuição do crescimento natural.Desequilíbrios de género e etário, pela predominância numérica de mulheres e de idosos.Despovoamento.



Consequências socioeconómicas:


Redução do desemprego.Diminuição da população activa.Entrada de divisas.Diminuição do dinamismo económico.
Melhoria, ligeira, dos salários.Introdução de ideias diferentes, culturas, hábitos.Desequilíbrio social, pela dominância de mulheres e de idosos.



Áreas de chegada:

Consequências demográficas:

Aumento da população absoluta.Aumento da pressão demográfica sobretudo junto das cidades. Rejuvenescimento da população. Aumento da taxa de natalidade. Aumento da taxa de crescimento natural. Crescimento da população urbana.

Causas das Migrações


Causas Naturais:
Secas prolongadas
Inundações ou cheias
Erosão e esgotamento dos solos
Sismos ou tremores de terra
Erupções vulcânicas Desertificação


Económicas:
Procura de melhores condições de vida
Salários baixos
Desemprego
Sobrepovoamento e superpovoamento
Não satisfação das necessidades essenciais


Políticas:
Perseguições políticas
Conflitos armados ou guerras

Religiosas:
Perseguições religiosas

Grandes espaços por explorar noutros continentes:
Europa superpovoada
Desenvolvimento dos transportes


Causas das migrações intracontinentais:
Procura de melhores condições de vida
Conflitos armados e étnicos



2 comentários:

  1. muito legal vcs estão de parabéns me ajudaram bastante mais falta a migraçao forçada ... brigadinha

    ResponderEliminar
  2. Falta aqui causas socioculturais, as causas bélicas estão misturadas com as políticas, faltam as causas turísticas e as causas religiosas

    ResponderEliminar